1279 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A revelação feita pelo Jornal Nacional nesta semana expôs mais um grave escândalo herdado do governo Bolsonaro. Um esquema criminoso de desvio de recursos de aposentados e pensionistas no INSS foi denunciado ainda durante a gestão do ex-presidente, mas foi ignorado pela Polícia Federal sob seu comando. Pior: o delator do esquema foi ameaçado de morte, e, mesmo assim, o caso foi arquivado sem que qualquer suspeito fosse indiciado.
Segundo a reportagem, os desvios envolveram descontos indevidos em aposentadorias por meio de associações fraudulentas, com conivência de servidores do próprio INSS. A quadrilha teria se aproveitado da fragilidade de aposentados para retirar bilhões em valores de seus benefícios ao longo de anos.
Apesar da gravidade dos fatos, a gestão Bolsonaro não tomou providências. As ameaças ao delator demonstram que o objetivo era abafar o escândalo e proteger envolvidos ligados ao bolsonarismo. Apenas agora, com o governo Lula e uma nova postura da Polícia Federal, as investigações voltaram a avançar.
O deputado federal e presidente da CPI da Previdência na época, Hugo Motta (Republicanos-PB), é citado como padrinho político de figuras centrais do esquema, que atuavam dentro do Congresso e de associações suspeitas. Parte da organização também mantinha vínculos com nomes do centrão e aliados diretos de Bolsonaro.
A omissão da gestão passada reforça o padrão de impunidade e conivência com a corrupção que marcou o bolsonarismo. Enquanto o país enfrentava crises sanitárias e econômicas, os mais vulneráveis – os aposentados – eram saqueados à sombra do poder.
Veja o vídeo na postagem do ativista Thiago dos Reis:
BOMBA!!!! JN revela que esquema do INSS foi denunciado no governo Bolsonaro mas delator foi AMEAÇADO DE MORTE e PF do Bolsonaro arquivou sem indiciar ninguém!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) May 15, 2025
BOLSONARO ROUBOU OS APOSENTADOS!!!
pic.twitter.com/kS1UU40OCR