683 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Advocacia-Geral da União notificou oficialmente as empresas Meta e TikTok para que removam em até 24 horas publicações falsas sobre a viagem da primeira-dama Janja da Silva à Rússia. As notificações foram feitas a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência, diante da disseminação de fake news nas redes sociais.
As postagens criminosas tentam vincular Janja a supostas fraudes no INSS, utilizando uma montagem em que ela aparece com várias malas, insinuando que estariam cheias de dinheiro. A mentira foi ainda mais longe ao afirmar que ela teria sido barrada ao desembarcar na Rússia, o que jamais ocorreu. A AGU classificou o conteúdo como grave, com potencial de afetar a estabilidade institucional e a missão diplomática brasileira.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo inelegível e investigado por uma série de crimes, compartilhou essa fake news em seu perfil na rede X, fortalecendo a narrativa de desinformação. No post, ele replicou uma publicação da “Revista Brasil” que afirma que Janja teria levado 200 malas à Rússia, sem qualquer base factual.
A viagem da primeira-dama ocorreu entre os dias 3 e 7 de maio, a convite oficial do governo russo. Janja participou de eventos culturais e diplomáticos, visitou o Kremlin, o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, além de manter encontros com autoridades como a vice-governadora de São Petersburgo e o governador da cidade.
A AGU alertou que, caso as plataformas não retirem os conteúdos mentirosos, poderão ser responsabilizadas por omissão culposa, devido ao dano causado à imagem do Brasil e ao ambiente diplomático. As mensagens, segundo o órgão, confundem a opinião pública sobre uma missão oficial do Estado brasileiro.
Bolsonaro e seus aliados seguem apostando na mentira e no caos para atacar o governo Lula, mas a reação firme do Estado mostra que as instituições seguem vigilantes diante de tentativas golpistas e antidemocráticas de desestabilização.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.