Ben Cohen é retirado à força do Senado dos EUA ao protestar contra genocídio em Gaza

Portal Plantão Brasil
15/5/2025 16:22

Ben Cohen é retirado à força do Senado dos EUA ao protestar contra genocídio em Gaza

0 0 0 0

429 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O empresário Ben Cohen, cofundador da Ben & Jerry’s e ativista pelos direitos humanos, foi retirado à força do Capitólio dos Estados Unidos durante uma audiência no Senado em 14 de maio. Ao lado de outros manifestantes, protestava contra o negacionista Robert F. Kennedy Jr., atual secretário de Saúde e Serviços Humanos do governo de extrema-direita de Donald Trump.

A manifestação ocorreu logo no início da audiência, quando cinco pessoas se levantaram da plateia e se dirigiram à frente da sala, entoando o slogan: “RFK mata pessoas com AIDS”. A Polícia do Capitólio agiu com truculência e removeu os manifestantes, entre eles Cohen, que já havia participado de uma coletiva de imprensa ao lado da deputada progressista Rashida Tlaib (D-Michigan), denunciando os crimes de Israel contra o povo palestino em Gaza.

Robert F. Kennedy Jr., amplamente criticado por espalhar desinformação sobre vacinas e por questionar evidências científicas sobre o HIV, enfrenta forte resistência de entidades médicas e científicas. Pelo menos 87 organizações, incluindo a Associação Internacional de Provedores de Cuidados contra a AIDS, rejeitam sua nomeação, diante do risco que representa à saúde pública.

Durante a audiência, democratas pressionaram Kennedy com perguntas sobre vacinação, o avanço do sarampo e os cortes orçamentários promovidos pelo governo Trump. Já os republicanos tentaram defender o plano “Make America Healthy Again”, uma jogada populista financiada com US$ 500 milhões, que ignora os reais desafios sanitários do país.

Ben Cohen, além de denunciar o histórico anticientífico de Kennedy, protestava contra o genocídio em curso em Gaza. Em sua fala, ele condenou a conivência dos EUA com o bloqueio israelense que impede o acesso a comida, água e medicamentos à população civil palestina. “Israel está literalmente deixando-os morrer de fome”, denunciou.

O ativista foi enfático ao afirmar que não se calará diante das atrocidades: “Não vamos desviar o olhar. Não vamos ficar calados. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que nosso governo pare de ser conivente com a morte de crianças por fome.”

Assista:



Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians