O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos enquanto ataca as instituições brasileiras, publicou nesta quinta-feira (15) um vídeo em tom de frustração e desespero. O motivo foi o relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da OEA, que contrariou as expectativas da extrema direita e não fez coro às acusações infundadas contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
??URGENTE - Eduardo Bolsonaro pede para não “darem mais moral” para a OEA, um órgão irrelevante, que não nos ajuda e não defende a liberdade
“Já passou mais de 1 mês e nada de vir um relatório definitivo para realmente defender os brasileiros que estão debaixo de censura!” pic.twitter.com/LWsRv456KM
O documento foi elaborado após visita do relator especial para a liberdade de expressão, Pedro Vaca Villarreal, que esteve no Brasil em fevereiro. Na ocasião, Villarreal se reuniu inclusive com parlamentares bolsonaristas, muitos deles investigados por tentativa de golpe e disseminação de fake news. A militância da extrema direita esperava que o relatório denunciasse uma suposta “censura” do STF, mas acabou frustrada.
O texto final da OEA não só ignorou qualquer menção de censura como ainda condenou diretamente atitudes de Nikolas Ferreira (PL-MG). A CIDH mencionou o episódio em que o deputado usou uma peruca loira no plenário e fez declarações transfóbicas, o que gerou denúncias de incitação ao ódio por parte de parlamentares e entidades LGBTQIA+.
A organização internacional também criticou o uso da imunidade parlamentar para blindar discursos de ódio, alertando que esse mecanismo não pode servir como escudo para impunidade. Segundo a OEA, permitir isso ameaça o Estado de Direito e fere a igualdade perante a lei — um recado direto à complacência com figuras como Nikolas.
Desmoralizado, Eduardo Bolsonaro partiu para o ataque contra a própria OEA, que até então era vista por ele como possível aliada contra o STF. No vídeo, o deputado se disse “exilado”, acusou a organização de ineficiência e chegou a chamá-la de “cabide de emprego”, revelando o desespero diante do fracasso de mais uma tentativa de desestabilização institucional.
A ausência de críticas ao STF e a firme condenação das atitudes transfóbicas de Nikolas expuseram o isolamento crescente dos bolsonaristas no cenário internacional. O relatório desmonta a narrativa da extrema direita e reforça o compromisso do Brasil com os direitos humanos e a democracia.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.