573 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, afirmou nesta sexta-feira (16) que não pretende sair do Brasil, mesmo com a possibilidade de ser condenado a até 40 anos de prisão. Em tom de vitimismo, disse que pode morrer na cadeia, dramatizando mais uma vez sua situação jurídica ao ser entrevistado pela rádio AuriVerde Brasil.
Com 70 anos, Bolsonaro afirmou que “quase morreu” na última cirurgia e ironizou o tempo de prisão que pode receber. Sem assumir qualquer responsabilidade pelo 8 de janeiro, voltou a minimizar os ataques golpistas, chamando o processo de “Golpe da Disney”, como se tivesse sido um simples mal-entendido por estar fora do país durante os atentados às sedes dos Três Poderes.
O ex-presidente também criticou a condenação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), sua aliada direta, que foi sentenciada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça e inserir documentos falsos. Bolsonaro, como de costume, ignorou os fatos e evitou comentar o mérito das provas.
Mostrando preocupação com os custos do processo, Bolsonaro revelou que metade dos R$ 17 milhões arrecadados via Pix já foi usada com sua defesa. Tentando explorar emocionalmente seus apoiadores, destacou a doação de R$ 100 feita por um trabalhador humilde, enquanto omite o envolvimento de empresários milionários que o sustentam.
Mesmo inelegível, Bolsonaro insiste em alimentar expectativas eleitorais para 2026, dizendo que pode “resolver os problemas do Brasil” se conseguir metade do Congresso — uma promessa vazia vinda de quem já destruiu o país e ameaça voltar ao poder pela força, e não pelo voto legítimo e democrático.
As declarações do ex-mandatário revelam não só sua angústia crescente diante da possibilidade real de prisão, como também sua aposta em manter a base radical mobilizada. Ao invés de reconhecer crimes, Bolsonaro apela ao papel de mártir, fugindo da verdade e atacando as instituições que agora o julgam por seus atos.
Assista ao vídeo:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.