4199 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O advogado da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), Daniel Bialski, informou nesta sexta-feira (16) que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) que sua cliente cumpra a pena em prisão domiciliar. A justificativa apresentada é a suposta necessidade de cuidados médicos, alegação feita pela própria parlamentar após ser condenada pela Primeira Turma do STF por coordenar, junto ao hacker Walter Delgatti, a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli foi sentenciada a 10 anos de prisão em regime fechado e deverá perder o mandato e os direitos políticos. Já Delgatti foi condenado a 8 anos e 3 meses de reclusão. Ambos também terão que pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos.
Segundo o advogado, caso os laudos médicos confirmem os problemas de saúde alegados, ele vai solicitar que a pena seja cumprida em casa. "Ela afirmou que cumprirá a decisão judicial, qualquer que seja o resultado", declarou Bialski à GloboNews.
Zambelli já responde por outros processos. Em março, foi condenada pelo STF a 5 anos e 3 meses por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, mas o julgamento está suspenso por pedido de vista. Também teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo por disseminação de desinformação nas eleições de 2022 — decisão ainda não definitiva.
A parlamentar, uma das figuras mais extremadas do bolsonarismo, tornou-se ré confessa em mais de uma investigação envolvendo ataques à democracia. Sua condenação representa mais um passo no processo de responsabilização daqueles que, sob o guarda-chuva do bolsonarismo, atentaram contra as instituições brasileiras.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.