2058 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), repudiou nesta sexta-feira (11) a postura covarde dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), diante do ataque do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à soberania brasileira. Para Lindbergh, a nota divulgada pelas duas Casas foi omissa e não se posicionou de forma clara contra as tarifas impostas por Trump ao Brasil.
O petista criticou a tibieza do Congresso diante da agressão internacional: “Não é pedir muito. Afinal, qual é a posição oficial do Congresso? Acho que os presidentes das Casas poderiam vir a público e se posicionar claramente contra a agressão de Trump ao Brasil. Só isso”, disse o deputado. A nota oficial, segundo ele, falha ao se esconder atrás de palavras vazias como “diálogo” e “equilíbrio”.
A nota divulgada na quinta-feira (10) diz apenas que o Congresso acompanhará “de perto os desdobramentos” e promete agir “com equilíbrio e firmeza em defesa de nossa economia, do setor produtivo e da proteção dos empregos brasileiros”. Para Lindbergh, esse discurso genérico representa uma afronta à dignidade nacional, justamente quando se exige uma defesa clara da soberania.
Indignado com a conivência institucional, o parlamentar anunciou a apresentação de uma moção de repúdio às ações de Trump. “Até agora, a única posição da Câmara foi a vergonhosa moção de louvor a Trump, aprovada pela bancada do PL na Comissão de Relações Exteriores. Apresentei hoje uma moção de repúdio contra a brutal agressão estrangeira ao Brasil feita por Trump, em conluio com a família Bolsonaro”, declarou.
A resposta do Congresso à escalada autoritária de Trump foi tão fraca quanto a postura dos bolsonaristas que ainda tentam transformar o agressor em aliado. Para Lindbergh, é inadmissível que representantes eleitos pelo povo brasileiro se calem ou passem pano diante de um ataque direto aos interesses do país.
Sobre a nota dos presidentes Hugo Motta e Davi Alcolumbre: não há, em nenhum momento, uma posição clara contra as medidas anunciadas por Trump. Não é pedir muito. Afinal, qual é a posição oficial do Congresso? Acho que os presidentes das Casas poderiam vir a público e se… pic.twitter.com/QNKyOyIMXf
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 10, 2025