2545 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A situação jurídica de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente golpista Jair Bolsonaro, piorou drasticamente após ele agradecer publicamente a Donald Trump pelas tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros. A mensagem, postada na rede social de Trump, foi interpretada por ministros do Supremo Tribunal Federal como tentativa de coagir a Justiça brasileira e como mais uma evidência de sua atuação contra o país.
Na publicação, Eduardo escreveu: “Obrigado, presidente Donald J. Trump. Espero que as autoridades brasileiras agora tratem esses assuntos com a seriedade que merecem. O Brasil não pode — e não vai — se tornar outra Venezuela, Cuba ou Nicarágua. Deus abençoe os Estados Unidos, Deus abençoe o Brasil.” O gesto foi visto como afronta ao STF e demonstração explícita de deslealdade com o Brasil.
Atualmente licenciado do mandato e abrigado nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro já é alvo de investigação por tentar obstruir investigações sobre organização criminosa e por possível envolvimento na tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito. A nova publicação fortalece o entendimento de que ele atua como agente de interesses estrangeiros, em total desrespeito à soberania nacional.
Além da mensagem, a carta divulgada por Trump, em que o republicano justifica o tarifaço como represália à “caça às bruxas” contra Bolsonaro, reforça a conexão direta entre os ataques econômicos ao Brasil e a defesa do clã bolsonarista. A Corte vê indícios cada vez mais claros de uma articulação transnacional para pressionar instituições brasileiras.
Fontes do STF apontam que Eduardo tem atuado deliberadamente para enfraquecer o Judiciário e outras instituições democráticas brasileiras, em benefício de uma pauta reacionária e alinhada aos interesses da extrema direita americana. Ministros não descartam que ele seja denunciado pela Procuradoria-Geral da República ainda antes das eleições de 2026.
Caso condenado por um colegiado como o STF, Eduardo Bolsonaro poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que o deixaria inelegível e fora das próximas disputas eleitorais. O destino do “filho 03” caminha, cada vez mais, para a inelegibilidade e o descrédito.
Veja:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.