2169 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em discurso contundente no Espírito Santo, o presidente Lula desmontou as alegações de Donald Trump para impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Com dados concretos, rebateu: "O senhor está mal informado. Entre comércio e serviços, temos déficit de US$ 400 bilhões com os EUA em 15 anos. Eu é que deveria taxá-lo!". A declaração foi resposta direta à justificativa de Trump sobre suposto déficit americano com o Brasil.
Lula também reagiu às intromissões de Trump no processo judicial contra Jair Bolsonaro, classificadas pelo americano como "caça às bruxas". Criticou duramente Eduardo Bolsonaro, que se mudou para os EUA para pressionar por sanções contra o STF: "Mandou o filho pedir: ’Trump, pelo amor de Deus, solta meu pai!’. Essa gente precisa criar vergonha!". O presidente reforçou que respeita a soberania americana, mas não aceita interferências.
Diante da ameaça tarifária, Lula anunciou estratégia em três frentes: acionará a OMC, articulará com os países do BRICS e, se necessário, aplicará reciprocidade. "Se não tiver jeito no papo, taxou aqui, taxaremos lá". A postura firme ocorre enquanto governadores como Tarcísio tentam negociações paralelas, gerando tensão no campo bolsonarista.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.