3376 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) protocolou nesta sexta-feira (11) uma representação na Procuradoria-Geral da República acusando o governador Tarcísio de Freitas de tentar facilitar a fuga de Jair Bolsonaro para os Estados Unidos. A denúncia revela que Tarcísio telefonou para ministros do STF sugerindo que autorizassem uma viagem internacional do ex-presidente – atualmente com passaporte apreendido e impedido de deixar o país.
Segundo Boulos, Tarcísio alegou que Bolsonaro se reuniria com Donald Trump para "negociar a redução" das tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros – justificativa classificada como "esdrúxula" por ministros do Supremo. Na representação, o parlamentar aponta crimes de favorecimento pessoal, tráfico de influência e improbidade administrativa: "É inacreditável a cara de pau do governador. Ele se presta ao papel de office-boy de Bolsonaro".
Boulos ironizou a tentativa de transformar o réu em negociador: "Querem colocar o responsável pelo tarifaço como salvador? É o bandido se fazendo de mocinho". A ação ocorre dias após Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, condicionar o fim das tarifas à anistia do pai. Ministros do STF veem nas articulações um plano para asilar Bolsonaro nos EUA e evitar seu julgamento por golpismo no Brasil.
A PGR analisará a representação enquanto o STF finaliza o parecer pela condenação de Bolsonaro, que pode superar 20 anos de prisão. O caso expõe a crise no bolsonarismo, com Tarcísio oscilando entre apoiar o clã e recuar após reações negativas – como deletar foto com boné de Trump nesta semana.
Com informações da Folha de S.Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.