1750 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério da Saúde recebeu nesta sexta-feira (11) o primeiro lote de insulina 100% nacional após duas décadas sem produção local. O marco ocorreu na fábrica da Biomm em Nova Lima (MG), com a entrega de 207.385 unidades – incluindo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de NPH. A tecnologia foi transferida pela farmacêutica indiana Wockhardt por meio do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), em acordo com o laboratório público Funed e a empresa brasileira Biomm.
O ministro Alexandre Padilha destacou a reconquista da soberania farmacêutica: "Isso garante segurança aos 10% de brasileiros com diabetes, mesmo em crises como a pandemia". O projeto, que exigiu R$ 142 milhões em investimentos, beneficiará 350 mil pacientes do SUS e suprirá 50% da demanda nacional de insulinas regular e NPH até 2026.
A iniciativa é um exemplo prático da cooperação do BRICS: "É o bloco mudando vidas reais, gerando emprego e tecnologia em Minas Gerais", afirmou Padilha. Os contratos preveem a entrega de 8,01 milhões de unidades (frascos e canetas) até 2026. Após a conclusão da transferência tecnológica, Funed e Biomm produzirão o medicamento de forma autônoma, eliminando a dependência de importações.
O SUS oferece tratamento integral para diabetes, incluindo quatro tipos de insulina e medicamentos orais. A produção nacional reforçará o acesso na Atenção Primária, onde equipes multiprofissionais acompanham os pacientes.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.