Mauro Cid fala hoje no STF e clima no bolsonarismo é de pânico

Portal Plantão Brasil
14/7/2025 10:46

Mauro Cid fala hoje no STF e clima no bolsonarismo é de pânico

0 0 0 0

2466 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, voltou a depor nesta segunda-feira (13) no Supremo Tribunal Federal sobre sua participação e o envolvimento direto do ex-presidente e aliados na tentativa frustrada de golpe após as eleições de 2022. Em delação premiada, Cid confirmou os crimes e detalhou o funcionamento interno do plano golpista, que já envolve 23 réus divididos em três núcleos operacionais.

Cid reafirmou que Bolsonaro recebeu, leu e editou a minuta do golpe, removendo algumas ordens de prisão, mas mantendo o ministro Alexandre de Moraes como alvo central. Também revelou que o então presidente pressionou o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, a produzir um relatório mentiroso contra as urnas eletrônicas, numa estratégia para justificar a ruptura democrática.



Em seu depoimento, Cid apontou o general Braga Netto como o elo entre Bolsonaro e os acampamentos golpistas, afirmando que recebeu dele uma caixa de vinho com dinheiro para repassar ao major Rafael de Oliveira, ligado ao grupo “kids pretos”, suspeito de planejar atentados contra Lula, Alckmin e Moraes. Também relatou o uso de militares para monitorar autoridades, a mando de Bolsonaro.

O depoimento expôs ainda mais a covardia de Bolsonaro, que, segundo Cid, recusou-se a desmobilizar os acampamentos que pediam golpe militar, dizendo que não era responsabilidade dele. Essa omissão, segundo investigadores, sinalizava o aval do ex-presidente aos atos criminosos.


Cid também afirmou que Moraes era frequentemente alvo de ataques virtuais dos bolsonaristas. Em tom de ironia, o próprio ministro reagiu durante a audiência ao ser informado de que era “muito criticado” pelos golpistas: “Só isso? O senhor tem que falar a verdade”, provocou, arrancando risos da sala.


A cada novo depoimento, as provas contra Bolsonaro e seus cúmplices se acumulam, deixando clara a gravidade da conspiração. Para o STF, os relatos mostram que Braga Netto teve papel ainda mais decisivo do que se imaginava, e que o financiamento da tentativa de golpe partiu de empresários ligados ao agronegócio.

Com informações do DCM



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians