1549 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Lula determinou no domingo (13) a criação de um comitê interministerial para analisar os impactos da nova sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida afeta setores estratégicos da economia nacional e começa a valer em 1º de agosto. Com a ação coordenada, Lula busca ouvir os setores atingidos e traçar estratégias para proteger o país.
Além da equipe técnica, Lula avisou aos ministros que vai dialogar diretamente com empresários dos setores mais prejudicados, reforçando seu compromisso com a soberania nacional. O comitê reúne os ministérios da Fazenda, Relações Exteriores, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além da Casa Civil, Secom, Agricultura e outras pastas.
Produtos como café, carne bovina, laranja, celulose e etanol serão duramente atingidos. No caso do etanol, a tarifa passará de 2,5% para absurdos 52,5%. Muitos desses produtos atualmente pagam uma sobretaxa de 10%, que será substituída pela alíquota de 50%, afetando diretamente as exportações brasileiras.
O objetivo do governo Lula é avaliar não só o impacto interno das tarifas, mas também seus reflexos no mercado norte-americano. Durante reunião no Alvorada, o presidente deixou claro que, embora haja espaço para negociação econômica com os EUA, os princípios democráticos e a defesa das instituições brasileiras não estarão na mesa: “A negociação será econômica, mas os princípios não estão em discussão”.
A decisão de Trump veio acompanhada de ataques ao Supremo Tribunal Federal e de uma exigência inaceitável: que o Brasil suspenda o julgamento de Jair Bolsonaro pelos crimes golpistas de 2022. Um escárnio contra a democracia e a soberania do Brasil.
Lula segue firme na defesa do Estado de Direito e no apoio ao STF. Enquanto a extrema-direita internacional tenta proteger Bolsonaro de seus crimes, o governo brasileiro age com maturidade, responsabilidade e respeito ao povo.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.