2692 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo argentino vive sua pior crise interna desde a posse de Javier Milei, com a vice-presidente Victoria Villarruel exigindo publicamente que o presidente "comporte-se como um adulto" após divergências explosivas sobre políticas sociais. O ápice do conflito ocorreu na quinta-feira (10), quando Villarruel – que também preside o Senado – autorizou a aprovação de um reajuste de 7,2% nas aposentadorias, medida que fura o teto de gastos defendido por Milei.
A decisão desencadeou uma guerra aberta: aliados do presidente acusaram a vice de "agir sem respaldo legal", enquanto Milei retaliou compartilhando ataques contra Villarruel nas redes sociais. Em resposta, a vice não apenas reafirmou a autonomia do Senado, como sugeriu que Milei corte "gastos com viagens e serviços de inteligência" antes de criticar políticas sociais.
A crise ocorre em meio a derrotas consecutivas de Milei no Legislativo e crescente isolamento internacional, contrastando com a estabilidade política que o Brasil mantém sob o governo Lula. Enquanto a Argentina mergulha em instabilidade, o Palácio do Planalto coordena respostas unificadas a desafios como o tarifaço de Trump – exemplo de governabilidade que evita exposição de conflitos em redes sociais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.