Itamaraty expõe inutilidade de articulação de Tarcísio com escalão inferior dos EUA

Portal Plantão Brasil
15/7/2025 13:27

Itamaraty expõe inutilidade de articulação de Tarcísio com escalão inferior dos EUA

0 0 0 0

1290 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Enquanto o governo federal avança em negociações oficiais com a Casa Branca para reverter as tarifas de Trump, o governador Tarcísio de Freitas desperdiça recursos em uma diplomacia paralela condenada ao fracasso. Fontes do Itamaraty revelaram, que as gestões do tucano junto a Gabriel Escobar – encarregado de negócios da embaixada americana em Brasília e classificado como "quinto escalão" – são irrelevantes para a solução da crise comercial. A avaliação unânime é que Escobar tem influência nula junto a Trump, incapaz até de acessar figuras-chave como o secretário de Estado Marco Rubio.

A reunião organizada por Tarcísio nesta terça-feira (15) no Palácio dos Bandeirantes com 15 empresários exportadores é vista como mero teatro político. Diplomatas experientes lembram o episódio de 2002, quando Lula ironizou o enviado americano Robert Zoellick ("sub do sub do sub"), prenunciando o destino de iniciativas que ignoram a hierarquia diplomática. Enquanto Tarcísio pede que Escobar "repasse informações" a Trump – como se fosse um mensageiro –, o governo federal negocia diretamente com o USTR (United States Trade Representative), órgão máximo de política comercial dos EUA.

A postura do governador paulista não apenas revela desespero político, como cria "ruídos diplomáticos" perigosos. Enquanto o vice-presidente Alckmin prepara nova proposta sigilosa após consulta setorial – seguindo canais competentes –, Tarcísio tenta vender a ilusão de que um funcionário sem poder decisório pode alterar a política de um presidente notoriamente isolacionista. O Itamaraty alerta: iniciativas paralelas fragilizam a posição brasileira, e só a união em torno da estratégia federal trará resultados concretos contra o tarifaço.

Com informações da CNN

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians