Após mais de 30 horas de obstrução golpista liderada pela extrema direita na Câmara dos Deputados, aliados do presidente Lula garantiram que não há qualquer acordo com Hugo Motta (Republicanos-PB) para pautar a anistia aos criminosos do 8 de janeiro. A farsa divulgada por parlamentares bolsonaristas, como Alexandre Ramagem e Sóstenes Cavalcante, foi desmontada por lideranças do governo, que confirmaram: não haverá perdão para golpistas.
A tentativa de Jair Bolsonaro e sua tropa de choque era clara: sequestrar o funcionamento da Câmara, invadir a Mesa Diretora e impor, à força, a votação de pautas antidemocráticas como a anistia e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Tudo isso para tentar livrar o ex-presidente — atualmente em prisão domiciliar — de uma inevitável condenação por tentativa de golpe de Estado.
A resposta veio firme. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, foi categórico ao desmentir a narrativa bolsonarista: "Não houve nenhuma negociação com esse pessoal que estava fazendo chantagem. Estão mentindo para tentar justificar a derrota que sofreram". O deputado também anunciou que o partido irá representar no Conselho de Ética contra os parlamentares que participaram da invasão.
Vice-líder do governo, Alencar Santana Braga também confirmou que o presidente Hugo Motta não cedeu à pressão. “Falei com o deputado Hugo Motta, e ele reafirmou que em nenhum momento houve qualquer compromisso com o avanço dessa pauta de anistia. Isso é mais uma mentira da oposição para acalmar sua base radical”, destacou.
Informei à imprensa que havia acabado de falar com o presidente Hugo Motta e REPITO: NÃO existe qualquer acordo para pautar o projeto de anistia dos terroristas de 8 de janeiro e do golpista genocida Jair Bolsonaro. É MENTIRA o que os bolsonaristas estão dizendo nas suas redes. pic.twitter.com/SnWuhPwoUf
A sessão da Câmara foi oficialmente retomada por Hugo Motta na noite de quarta-feira (6), após pressão dos golpistas. Em resposta aos extremistas, o presidente da Casa declarou que a Câmara não será usada como palco para chantagens de cunho pessoal ou eleitoral. “Não vamos permitir que atos como esse sejam maiores que a vontade desta Casa”, afirmou.
Após tensão causada pela ocupação do Plenário por parlamentares da oposição, presidente da Câmara retomou sessões. Para @HugoMottaPB, projetos individuais, pessoais e eleitorais não podem estar à frente do povo. Veja os destaques do discurso. pic.twitter.com/1hRJiaYWYH
— Câmara dos Deputados (@camaradeputados) August 7, 2025
A derrota do bolsonarismo escancarou o desespero de um grupo que, sem projeto para o país, insiste em sabotar a democracia para proteger um ex-presidente condenado pela história. A base de Lula, com firmeza e serenidade, garantiu que a anistia aos golpistas não passará.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.