4761 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Os Estados Unidos entraram em paralisação nesta quarta-feira (1º) após o Congresso não conseguir aprovar o orçamento para manter o financiamento federal. Conhecido como shutdown, o bloqueio orçamentário é o 15º desde 1981 e já começa a suspender uma série de serviços públicos.
No centro do impasse está a saúde. Os democratas condicionam a aprovação do orçamento à prorrogação de programas de assistência médica prestes a expirar, que beneficiam 24 milhões de pessoas. Sem eles, os custos explodiriam principalmente em estados controlados por republicanos, como Texas e Flórida, que não garantem cobertura a famílias de baixa renda.
Republicanos aliados de Donald Trump rejeitam o vínculo entre saúde e orçamento e acusam os democratas de usar o impasse como estratégia eleitoral para 2026. Trump, fiel ao estilo autoritário, chegou a ameaçar demitir servidores e encerrar programas ligados a opositores caso o bloqueio fosse mantido: “Vamos demitir muita gente. E eles serão democratas”, disse.
As negociações fracassaram na Casa Branca no início da semana, e a última tentativa de votar o orçamento no Senado também não alcançou os 60 votos exigidos. Nas redes sociais, o próprio governo Trump confirmou a paralisação, em tom de provocação, chamando-a de “shutdown democrata”.
A crise atinge serviços essenciais. Agentes do FBI, patrulhas de fronteira e militares seguirão em atividade, mas 11 mil funcionários da aviação civil serão afastados e 13 mil controladores de voo trabalharão sem salário, ampliando riscos de atrasos em aeroportos. Parques nacionais, museus e até a Estátua da Liberdade devem interromper visitas.
Em meio à incerteza, a população teme impacto direto na economia, já que a divulgação de dados oficiais será atrasada e políticas públicas podem ser comprometidas. A última paralisação sob Trump, entre 2018 e 2019, durou 35 dias e custou US$ 3 bilhões. O novo capítulo da crise repete a fórmula: uma chantagem política do presidente republicano que recai sobre milhões de cidadãos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.