2736 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A flotilha internacional que tenta levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza relatou ter sido alvo de intimidação antes do amanhecer desta quarta-feira (1º). Organizações denunciaram que embarcações militares israelenses cercaram dois dos barcos — o Alma e o Sirius — e paralisaram seus sistemas de comunicação e navegação em um aparente ataque cibernético.
Segundo o brasileiro Thiago Ávila, que integra a organização a bordo, os navios israelenses se aproximaram em alta velocidade, cercaram as embarcações e realizaram manobras perigosas, colocando em risco a vida de centenas de civis desarmados de mais de 40 países. Pouco depois, os sistemas foram restabelecidos e a flotilha confirmou que seguirá rumo a Gaza.
A Flotilha Global Sumud reúne mais de 40 barcos com cerca de 500 pessoas, incluindo parlamentares, advogados, artistas, ativistas de direitos humanos e a jovem sueca Greta Thunberg, símbolo mundial da luta ambiental. O objetivo é romper o bloqueio ilegal e desumano imposto por Israel contra a população palestina, que já deixou milhares de mortos e aprofundou a crise humanitária em Gaza.
Em comunicado, os organizadores denunciaram que a agressão expôs novamente a soberania autoproclamada de Israel sobre águas internacionais: “As ações hostis colocaram em risco civis de dezenas de países, em clara violação das leis internacionais”.
Vídeos publicados pela própria flotilha mostram um navio militar com torre de canhão realizando manobras arriscadas e aproximando-se perigosamente das embarcações civis. A agência Reuters confirmou a autenticidade das imagens a partir da embarcação Sirius, embora não tenha conseguido verificar a identidade oficial do navio militar.
Até o momento, autoridades israelenses não comentaram o incidente. Para os ativistas, a escalada da intimidação apenas reforça o caráter arbitrário e violento do bloqueio, que transforma Gaza em uma prisão a céu aberto.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.