Itamaraty é acionado após deputada do PT ser retida por Israel em missão humanitária

Portal Plantão Brasil
2/10/2025 09:54

Itamaraty é acionado após deputada do PT ser retida por Israel em missão humanitária

0 0 0 0

626 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quarta-feira (1º) que pediu ao Itamaraty providências imediatas após a deputada Luizianne Lins (PT-CE) ser retida por forças israelenses quando participava de uma missão humanitária rumo à Faixa de Gaza. A parlamentar integrava a flotilha internacional que foi interceptada durante a viagem.

Segundo Motta, a solicitação busca garantir que as prerrogativas parlamentares de Luizianne sejam respeitadas, assim como os direitos dos demais brasileiros a bordo. O deputado afirmou que recebeu a notícia com surpresa e que foi informado pelo colega Domingos Neto (PT-CE), coordenador da bancada cearense.

Luizianne havia renovado recentemente sua licença para participar da missão. Além dela, também estavam no navio o ativista brasileiro Thiago Ávila e a ambientalista Greta Thunberg, entre outros integrantes da Flotilha Global Sumud, formada por embarcações de diversos países com o objetivo de romper o bloqueio ilegal imposto por Israel à Faixa de Gaza.

Motta já havia publicado nas redes sociais uma nota em solidariedade aos tripulantes brasileiros antes mesmo de falar no plenário, durante a votação do projeto que ampliou a faixa de isenção do Imposto de Renda.



A organização da flotilha denunciou em comunicado que os barcos Alma, Surius e Adara foram interceptados de forma ilegal pelas chamadas Forças de Ocupação Israelenses em águas internacionais. A transmissão ao vivo e a comunicação com várias embarcações foram interrompidas no momento da ação militar.

“Estamos trabalhando arduamente para contabilizar todos os participantes e tripulantes”, afirmou a Flotilha Global Sumud, destacando o risco imposto a civis desarmados em plena missão humanitária.

Já o governo de Israel publicou nota como se a ação de apreender as pessoas e deter as embarcações fosse completamente legal:

Com informações do DCM


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians