1741 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O CEO da Ford, Jim Farley, admitiu que os Estados Unidos estão ficando para trás em relação à China no campo da competitividade industrial e da inovação tecnológica. A declaração foi feita nesta terça-feira (30), durante o Ford Pro Accelerate Summit, em Detroit, diante de centenas de líderes dos setores de manufatura, construção e logística.
Segundo Farley, a situação é preocupante e até “humilhante” ao comparar os EUA com economias como a chinesa, a sul-coreana e a japonesa. O executivo apontou a escassez de mão de obra e a queda da produtividade como ameaças diretas à espinha dorsal industrial americana.
Ele destacou que a diferença está no investimento contínuo que países asiáticos vêm fazendo para valorizar a indústria e a mão de obra qualificada. “Quando você vai à China, Coreia do Sul, Japão… o que eles fazem é investir. Eles realmente investem”, afirmou.
Farley também questionou como a política econômica e comercial do presidente Donald Trump se conecta a esse desafio. “Você pode concordar ou discordar de suas políticas, mas me pergunto como elas se encaixam na economia essencial”, disse.
Na visão do CEO, os países asiáticos conseguem construir sistemas sólidos que asseguram não só emprego, mas também reconhecimento social e apoio político para os trabalhadores da indústria. Já nos EUA, ao contrário, houve uma desvalorização dos profissionais qualificados, o que alimenta a falta de mão de obra e a estagnação produtiva.
Farley apelou para que empresas e autoridades americanas passem do discurso à prática, investindo em treinamento vocacional, apoio a pequenas empresas e cortes na burocracia. “Precisamos realmente colocar nosso dinheiro onde precisa”, concluiu.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.