2131 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente russo Vladimir Putin emitiu um grave alerta aos Estados Unidos, afirmando que o fornecimento de mísseis Tomahawk à Ucrânia para ataques de longo alcance no território russo levaria à "destruição" das relações entre Moscou e Washington.
Em declarações divulgadas neste domingo (5), Putin caracterizou qualquer transferência dessas armas - com alcance de 2.500 km que colocaria o Kremlin e toda a Rússia europeia na mira ucraniana - como "um estágio completamente novo e qualitativamente diferente de escalada" que representaria participação direta dos militares americanos no conflito.
A ameaça ocorre menos de dois meses após o encontro de cúpula entre Putin e Donald Trump no Alasca, quando parecia haver abertura para diálogo, mas que agora dá lugar a tensões renovadas. Enquanto Trump expressou decepção com Putin por não avançar na paz e classificou a Rússia como "tigre de papel", o vice-presidente americano JD Vance admitiu considerar o pedido ucraniano por Tomahawks, embora fontes sugiram que os estoques americanos estejam comprometidos com a Marinha dos EUA.
Putin, que retrata a guerra como momento decisivo contra a expansão ocidental pós-URSS, assegurou que a Rússia simplesmente derrubaria os mísseis e fortaleceria suas defesas, mantendo o tom de confronto que aprofunda a crise geopolítica.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.