4673 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A crise política nos Estados Unidos ganhou contornos ainda mais graves após a juíza Diane Goodstein, da Vara de Circuito da Carolina do Sul, ter sua casa de praia completamente destruída por um incêndio no último sábado (4). O episódio ocorre poucas semanas depois de Goodstein ser duramente atacada por Harmeet Dhillon, procuradora-assistente geral do governo Donald Trump e responsável pela Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça.
Dhillon havia criticado a magistrada por suspender temporariamente a entrega de dados de eleitores da Carolina do Sul ao governo Trump. Em postagem no X (antigo Twitter), ela acusou a juíza de “anular apressadamente leis federais” e prometeu manter “as listas de eleitores limpas”. O próprio bilionário Elon Musk entrou na polêmica, afirmando que os EUA vivem sob uma “tirania do Judiciário”.
O incêndio destruiu por completo a residência de três andares localizada em Edisto Beach, deixando três pessoas feridas. O marido da juíza, o ex-senador democrata Arnold Goodstein, precisou pular do primeiro andar para escapar das chamas e sofreu múltiplas fraturas, sendo levado de helicóptero ao hospital após ser resgatado por vizinhos com caiaques.
A magistrada, de 69 anos, estava passeando com seus cães quando o fogo começou. Testemunhas relataram que as chamas se espalharam rapidamente, consumindo toda a estrutura. As autoridades da Divisão de Aplicação da Lei da Carolina do Sul investigam as causas do incêndio, ainda não esclarecidas.
Diane Goodstein ocupa o cargo desde 1998 e é considerada uma das juízas mais influentes da Carolina do Sul. Seu marido, Arnold, foi deputado e senador estadual nos anos 1970 e mais tarde atuou no setor imobiliário. O casal tem dois filhos adultos.
O caso levanta suspeitas sobre o clima de intimidação contra magistrados nos EUA, em meio à escalada autoritária do governo Trump.
Veja o vídeo:
Uma grande explosão atingiu hoje a casa da juíza Diane Goodstein, localizada no condado de Colleton, na Carolina do Sul. Um incêndio de grandes proporções tomou o imóvel e deixou três pessoas hospitalizadas, incluindo o marido e um dos filhos da magistrada.
— Pensar a História (@historia_pensar) October 6, 2025
Diane Goodstein foi a… pic.twitter.com/ECe9p0YzUA