2662 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou como positiva a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada por videoconferência nesta segunda-feira (6). A conversa, segundo ele, foi um passo importante dentro da agenda de negociações bilaterais que tratam, entre outros pontos, das tarifas impostas recentemente pelos norte-americanos sobre produtos brasileiros.
Haddad afirmou que o Palácio do Planalto divulgará, em breve, uma nota oficial com os detalhes do encontro. “Vai sair uma nota do Palácio sobre o tema, dando os detalhes que foram pactuados. O presidente recomendou a divulgação de uma nota. Combinamos de que a nota vai ser a expressão. Foi positiva”, declarou a jornalistas na saída do ministério da Fazenda, logo após a videoconferência.
A reunião vinha sendo costurada desde setembro, quando Lula e Trump se encontraram informalmente nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Na ocasião, ambos haviam mencionado uma “química” pessoal, o que abriu espaço para a retomada do diálogo em torno de questões comerciais.
O encontro ocorre dois meses depois da aplicação da tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros. O governo Trump já retirou alguns itens da sobretaxa, como celulose e ferro-níquel, mas a medida segue impactando setores importantes da economia nacional.
Uma nova etapa das negociações deve ocorrer em outubro, quando Haddad viajará a Washington para participar de compromissos do G20. A expectativa é que, paralelamente, o ministro aproveite a viagem para aprofundar as tratativas com autoridades americanas.
Veja a declaração do Ministro Haddad:
Olha o Haddad feliz da vida com a conversa por videoconferência entre Lula e Trump. Durou meia hora e começou 10h30. Foi boa do ponto de vista econômico, diz Haddad. Lula estava com Alckmin, Celso Amorim, Haddad, Mauro Vieira e Sidônio Palmeira. pic.twitter.com/xnnZGgZdTp
— GugaNoblat (@GugaNoblat) October 6, 2025