671 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em 25 de setembro de 2025, o Projeto de Lei 762/2021, do vereador bolsonarista Rubinho Nunes (União Brasil-SP). A proposta, apelidada de “Projeto Charlie Kirk” — em referência ao extremista norte-americano — pretende incluir na rede municipal conteúdos sobre “riscos de regimes autoritários”, colocando no mesmo pacote socialismo, comunismo, nazismo e fascismo.
O parlamentar alega que o objetivo é “oferecer conhecimentos sobre modelos históricos de governo que impactaram a democracia e os direitos humanos, com base em fatos documentados e referências históricas”. A narrativa, no entanto, segue a linha revisionista típica da extrema-direita, que tenta equiparar experiências progressistas a regimes de terror.
Segundo o texto, o tema deverá aparecer nas disciplinas obrigatórias sempre que houver pertinência com os conteúdos e com o projeto político-pedagógico de cada escola. Não se criaria uma disciplina exclusiva, mas a Secretaria Municipal de Educação ficaria encarregada de elaborar diretrizes, materiais didáticos e a formação de professores.
Apresentado em 2021, o projeto avançou lentamente até ser retomado neste ano em meio à ofensiva bolsonarista nas câmaras legislativas, numa clara tentativa de impor disputas ideológicas ao ambiente escolar. Agora, caberá ao plenário decidir se a proposta será levada adiante ou se será barrada diante de sua inspiração em agendas de desinformação importadas da extrema-direita norte-americana.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.