2258 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), foi afastado nesta quarta-feira (8) de todas as funções internas do Progressistas. A decisão foi anunciada em nota oficial pelo presidente nacional da legenda, o bolsonarista Ciro Nogueira, que tenta usar o partido como linha auxiliar da extrema-direita.
A medida atinge também o diretório estadual do Maranhão, onde Fufuca exercia a presidência. A intervenção ocorreu depois de o ministro ignorar o ultimato do partido para abandonar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo pressionado, Fufuca se recusou a aderir ao jogo golpista de Nogueira e decidiu manter o apoio ao governo.
Na nota, Ciro Nogueira afirmou que, por não cumprir a ordem da Executiva Nacional, Fufuca foi afastado da vice-presidência nacional e de qualquer decisão interna da sigla. O comunicado também confirma a destituição do maranhense da presidência estadual do Progressistas.
A legenda ainda reforçou sua posição hostil ao governo federal, alegando que não faz e não fará parte da gestão petista. O discurso mostra o esforço da cúpula do PP em alinhar-se ao bolsonarismo, ignorando as necessidades do povo que hoje é beneficiado pelas políticas do governo Lula.
Mesmo assim, Fufuca reafirmou sua lealdade a Lula. Em evento realizado no Maranhão, ao lado do presidente, o ministro foi direto: “Eu estou com Lula”. O gesto mostrou que parte da base do Progressistas não se curva ao autoritarismo de Nogueira e segue colaborando com o governo federal.
O movimento de afastar Fufuca faz parte da estratégia da federação União Brasil-PP para as eleições de 2026, buscando marcar oposição a Lula. No entanto, a postura não é unânime: no mesmo dia, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), também confirmou que não deixará o governo, desafiando a orientação de sua sigla.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.