3395 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Casa Branca criticou duramente a decisão do Comitê do Prêmio Nobel de conceder o Nobel da Paz à opositora venezuelana María Corina Machado, em vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reação foi divulgada nesta sexta-feira (10) pelo porta-voz Steven Cheung.
Segundo ele, o prêmio teria ignorado os “acordos de paz” anunciados por Trump, que há meses tenta ser reconhecido internacionalmente como mediador de conflitos. “O presidente Trump continuará fazendo acordos de paz, acabando com guerras e salvando vidas. Ele tem o coração de um humanitário, e nunca haverá ninguém como ele, que pode mover montanhas com a força de sua vontade”, declarou Cheung em postagem nas redes sociais.
O porta-voz também acusou o Comitê de “colocar a política acima da paz”, em um tom de clara insatisfação com a premiação. Apesar disso, Trump evitou comentários diretos e limitou-se a compartilhar em sua rede, a Truth Social, três vídeos de apoiadores exaltando o acordo de cessar-fogo em Gaza anunciado dias antes.
O Comitê Norueguês do Nobel, por sua vez, destacou que a escolha de María Corina Machado se deu em reconhecimento aos “corajosos defensores da liberdade que se levantam e resistem” contra a liderança autoritária da Venezuela.
Trump, que fez campanha explícita pelo Nobel da Paz, usou a guerra em Gaza como vitrine, ao anunciar um cessar-fogo e um acordo para a libertação de reféns. Ainda assim, a premiação se voltou para a oposição venezuelana, aumentando a frustração do republicano.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.