5663 visitas - Fonte: Brasil247
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, classificou o manifesto feito por ex-presidentes de países europeus em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula e pedindo que ele possa disputar as eleições presidenciais de outubro como "preconceituoso, arrogante e anacrônico". Aloysio, que é investigado pela suspeita de ter recebido propina da empreiteira OAS, disse ter recebido a iniciativa internacional com "incredulidade".
Em nota, o chanceler destacou que cidadãos brasileiros condenados pela Justiça em órgãos colegiados ficam impedidos de disputar eleições e que "ao sugerir que seja feita exceção ao ex-presidente Lula, esses senhores pregam a violação do estado de direito", disse Aloysio em referência ao ex-presidente da França Fraçois Hollande e aos ex-premiês da Itália , Massimo D’Alema, Romano Prodi e Enrico Letta, da Bélgica Elio di Rupopelo e da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero.
No manifesto, o líderes europeus ressaltam que "a luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos a escolher seus governantes", além de considerarem precipitada a prisão de Lula e de manifestarem preocupação com o processo de impeachment da presidente deposta Dilma Rousseff.
Veja a íntegra da nota emitida pelo Itamaraty.
"Recebi, com incredulidade, as declarações de personalidades europeias que, tendo perdido audiência em casa, arrogam-se o direito de dar lições sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro. Qualquer cidadão brasileiro que tenha sido condenado em órgão colegiado fica inabilitado a disputar eleições. Ao sugerir que seja feita exceção ao ex-presidente Lula, esses senhores pregam a violação do estado de direito. Fariam isto em seus próprios países? Mais do que escamotear a verdade, cometem um gesto preconceituoso, arrogante e anacrônico contra a sociedade brasileira e seu compromisso com a lei e as instituições democráticas".
OPINIÃO DO PLANTÃO: Nós é que recebemos com incredulidade as notícias da QUADRILHA do PSDB todos os dias, e a notícia de que Lula foi preso sem provas por uma reforma em um apartamento que não era dele, com notas fiscais falsas (frias) sendo usadas pelo juiz como prova. Juiz inquisitor, que acusou, investigou, condenou e prendeu.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.