Presidente do Parlamento Europeu avisa que com Bolsonaro o acordo UE-Mercosul está em risco

Portal Plantão Brasil
24/8/2019 09:12

Presidente do Parlamento Europeu avisa que com Bolsonaro o acordo UE-Mercosul está em risco

0 0 0 0

1320 visitas - Fonte: Uol

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou que seria “difícil imaginar” um acordo entre a UE e o Mercosul enquanto a Amazônia queima.







Suas declarações ocorrem às vésperas do início da cúpula do G7, em Biarritz, e que terá em sua agenda a situação no Brasil. Na sexta-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, deixou claro que poderia rever o apoio de Paris ao acordo comercial com o Brasil, assinado há poucas semanas.



O mesmo fez a Irlanda. Ambos foram acusados por parte de membros da diplomacia brasileira de estarem buscando um argumento para justificar seu protecionismo agrícola. Mas Tusk, neste sábado numa declaração à imprensa, deixou claro que a resistência a um acordo pode ser mais ampla e aprofundou a irritação entre diplomatas brasileiros. Ele garante que continua a apoiar o tratado. “Mas é difícil imaginar um processo de ratificação de um acordo enquanto o governo brasileiro permite a destruição das terras verdes de nosso planeta”, disse. Seu foco foi o de colocar, uma vez mais, a culpa sobre o presidente Jair Bolsonaro. Tusk alertou que essa é uma questão existencial. “Ser ou não ser”, apontou. O presidente do Conselho da Europa ainda indicou que o bloco está disposto a ajudar financeiramente o Brasil a lidar com a situação na Amazônia. A criação de um mecanismo de ajuda, de fato, é algo que está na pauta do debate para os próximos dias.







Segundo ele, a queima da Amazônia é um “sinal depressivo de nossos tempos”. Na Comissão Europeia, a insistência é a de apontar que o tratado assinado tem cláusulas ambientais que poderiam forçar o Brasil a adotar uma nova postura. Mas, para entrar em vigor, o tratado terá de ser ratificado por todos os parlamentos europeus. Hoje, segundo observadores em diferentes capitais do Velho Continente, seriam poucos os parlamentares que ousariam irritar seus eleitores ao



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians