731 visitas - Fonte: CNN Brasil
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia ouve agora o diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior.
Inicialmente, ele seria ouvido na última quinta-feira (16). Entretanto, afirmou, por meio de nota, que o e-mail de convocação havia chegado apenas no fim da quarta-feira (15) e, portanto, não teria tempo hábil para viabilizar seu comparecimento.
A Prevent Senior é acusada, em um dossiê entregue à CPI, de fazer testes com cloroquina no tratamento da Covid-19 e ocultar as informações dos pacientes.
Benedito Júnior obteve do Supremo Tribunal Federal (STF) habeas corpus que lhe garante o direito constitucional de permanecer em silêncio em questionamentos que possam incriminá-lo.
O requerimento para convocação de Pedro Benedito Júnior foi apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que recebeu de médicos que trabalhavam na Prevent Senior um documento que aponta uma série de irregularidades no tratamento da Covid-19.
O diretor também deve ser questionado sobre a possível relação da empresa com o “gabinete paralelo”, formado por pessoas que orientariam de forma extraoficial o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a condução da pandemia.
O Palácio do Planalto, segundo o analista de política da CNN Gustavo Uribe, elaborou uma lista de sugestões de perguntas para senadores governistas questionarem Pedro Benedito. Eles foram instruídos a defenderem o chamado “tratamento precoce” e colocarem em dúvida as denúncias apresentadas contra a empresa.
Acompanhe o resumo da CPI:
Senadores comentam teste positivo para Covid-19 de Queiroga; Renan quer nova convocação
Ao abrir a sessão desta quarta-feira (22), o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou que os próximos requerimentos de convocação deverão ser votados na sessão desta quinta.
Entre os requerimentos estava o previa uma nova oitiva do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que está cumprindo quarentena em Nova York após testar positivo para Covid-19.
“Espero que ele se restabeleça. Não podemos considerar trazer ele aqui nos próximos 14 dias. Essa doença é muito imprevisível”, comentou Aziz.
O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou, no entanto, que a comissão não pode terminar sem um novo depoimento de Queiroga.
“Eu estava com o relatório pronto pra entregar, mas acho que não podemos terminar antes de ouvir Queiroga.”
Renan também pediu a convocação do empresário Luciano Hang, que deve ser analisado nesta quinta pelos senadores.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.