531 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em reunião nesta quarta-feira, 25, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou um conjunto de propostas relacionadas à segurança pública. Além disso, solicitou ao governo Lula (PT) o reforço das Forças Armadas em portos, aeroportos e rodovias federais, em meio à crescente crise de segurança no estado.
Recentemente, a situação de segurança no Rio se agravou, com incidentes como a queima de 35 ônibus e um trem na Zona Oeste da capital, após a morte de Matheus da Silva Rezende, conhecido como Faustão, sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho.
Castro declarou: “Pedi que a Marinha reforce o patrulhamento nos portos e na Baía de Guanabara, que a Aeronáutica reforce o patrulhamento nos aeroportos e que as forças nacionais reforcem o patrulhamento nas rodovias federais”. Ele também enfatizou que, com essas medidas, não seria necessário um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Dentre as propostas apresentadas por Castro ao Congresso, destacam-se:
-Fim da progressão de pena para criminosos com armas de guerra;
-Fim da progressão de pena para criminosos envolvidos em lavagem de dinheiro para organizações criminosas;
-Fim da progressão de pena para criminosos que atuem em serviços concessionados;
-Tarifa social para serviços públicos em áreas elegíveis, visando evitar que a população compre de traficantes ou milicianos;
-Criação de gabinetes estaduais contra a lavagem de dinheiro.
O comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, por sua vez, descartou a possibilidade de uso de militares nas ruas do Rio de Janeiro, pelo menos por enquanto.
*Com informações da CartaCapital
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.