546 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nesta quinta-feira, 26 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) iniciou o julgamento da ação movida pelo PSD contra o senador Jorge Seif (PL). A ação, que tem como pano de fundo alegações de suposto abuso de poder econômico, foi impulsionada pelo partido do ex-governador Raimundo Colombo, principal interessado no caso.
O cerne da controvérsia reside na acusação de que Seif teria se beneficiado da estrutura da rede de lojas Havan durante sua campanha eleitoral. O empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, é apontado como um dos principais apoiadores do senador, que foi eleito com mais de 1 milhão de votos em 2022.
O julgamento, presidido pelo desembargador Alexandre D’Ivanenko, contará com a participação de outros seis magistrados. A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, relatora do caso, será a primeira a proferir seu voto. Há especulações de que um dos desembargadores possa pedir vistas do processo, o que adiaria a decisão final.
Caso a cassação seja confirmada, Jorge Seif e seu suplente, Adrian Censi (PL), poderão ficar inelegíveis por oito anos. Em meio a essa incerteza, surge a questão de quem assumiria o cargo de Seif. Enquanto os advogados do PSD defendem a anulação dos votos de Seif e a consequente declaração de Raimundo Colombo como vencedor das eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugere a realização de novas eleições.
O desfecho deste julgamento é aguardado com grande expectativa, pois além das implicações jurídicas, a decisão terá forte impacto político.
*Com informações do Portal MakingOf
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.