392 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, proferiu seu voto nesta sexta-feira (27) pela condenação de mais seis réus envolvidos nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Estes atos resultaram na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes. Os demais ministros do STF têm até o dia 7 de novembro para registrar seus votos no plenário virtual da Corte.
As penas propostas para os réus, que foram detidos em flagrante no Palácio do Planalto, variam de 14 a 17 anos de reclusão, conforme parecer do relator do processo, Alexandre de Moraes. A denúncia, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), acusa os envolvidos de cinco crimes, incluindo a abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Os réus em julgamento são: Eduardo Zeferino Englerd, Fabrício de Moura Gomes, Jorginho Cardoso de Azevedo, Moisés dos Anjos, Osmar Hilebrand e Rosana Maciel Gomes. As defesas refutam as acusações e alegam falta de provas concretas.
Até o momento, o STF já condenou 20 pessoas denunciadas pela PGR por envolvimento nos atos golpistas, com penas que variam de 3 a 17 anos. Outros 200 réus ainda aguardam julgamento pela Corte.
A maioria dos ministros do STF tem argumentado em seus votos que os atos de 8 de janeiro tiveram a intenção de derrubar o governo democraticamente eleito do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso, a Corte entendeu que os ataques configuram o chamado "crime de multidão", onde todos os envolvidos são responsabilizados pelo resultado dos crimes.
*Com informações de Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.