737 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou nesta sexta-feira (27) pela condenação de seis indivíduos envolvidos na invasão e vandalismo dos edifícios dos Três Poderes em 8 de janeiro. Os demais ministros do STF têm até 7 de novembro para registrar seus votos no plenário virtual.
Segundo o relatório do ministro Moraes, as penas para os réus, presos em flagrante dentro do Palácio do Planalto, variam de 14 a 17 anos de prisão. A Procuradoria Geral da República (PGR) acusa os envolvidos de cinco crimes, incluindo a tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Os réus em julgamento são: Eduardo Zeferino Englerd, Fabrício de Moura Gomes, Jorginho Cardoso de Azevedo, Moisés dos Anjos, Osmar Hilebrand e Rosana Maciel Gomes. A defesa dos acusados nega envolvimento e alega falta de evidências.
Até agora, o STF já condenou 20 pessoas, com penas variando de 3 a 17 anos, por envolvimento nos atos golpistas. Outros 200 réus ainda aguardam julgamento.
A maioria dos ministros do STF argumenta que os ataques de 8 de janeiro foram uma tentativa ilícita e violenta de derrubar o governo democraticamente eleito de Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso, os ataques foram classificados como "crime de multidão", onde todos os envolvidos são responsabilizados pelo resultado dos crimes, independentemente da especificidade de sua participação.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.