PF investiga monitoramento da Abin contra servidor do Ibama que apurava garimpo ilegal

Portal Plantão Brasil
27/10/2023 17:29

PF investiga monitoramento da Abin contra servidor do Ibama que apurava garimpo ilegal

0 0 0 0

861 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Federal está investigando se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) monitorou ilegalmente um servidor do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que liderou operações contra garimpeiros e madeireiros ilegais na Amazônia durante o governo de Jair Bolsonaro.

Hugo Ferreira Netto Loss, que era o coordenador de Operações de Fiscalização do órgão ambiental, foi exonerado de seu cargo em abril de 2020.

A Abin teria usado um programa secreto chamado FirstMile para rastrear a localização de alvos específicos através de celulares. Depois de uma reportagem sobre isso, a Polícia Federal iniciou uma investigação e descobriu que a ferramenta foi usada para monitorar políticos, jornalistas, advogados e opositores do governo Bolsonaro. A Abin afirmou que parou de usar o sistema em maio de 2021.

Hugo Loss, servidor de carreira do Ibama, coordenou uma operação contra garimpos em terras indígenas no sul do Pará. Durante as operações, os fiscais do Ibama destruíram equipamentos usados pelos criminosos, incluindo a queima de equipamentos que não puderam ser retirados das áreas de reserva. Esta prática foi criticada por Bolsonaro.

A direção atual do Ibama classificou como "muito grave" o fato de um de seus servidores ter sido monitorado ilegalmente e aguarda o resultado das investigações.

*Com informações de O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians