1003 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
A situação humanitária na Faixa de Gaza atinge níveis alarmantes, com crianças sendo submetidas a cirurgias sem o uso adequado de anestésicos, de acordo com Léo Cans, líder da missão de Médicos Sem Fronteiras (MSF). Em entrevista à AFP, Cans revelou que, em alguns casos, as operações são realizadas “sem anestesia mesmo”. A MSF, que conta com aproximadamente 230 profissionais na região, tem sido testemunha de cenários devastadores.
Um dos relatos mais chocantes foi o de uma criança de 10 anos que precisou amputar parte do pé em condições precárias, no corredor de um hospital superlotado, e sob semi-sedação. “A escassez de narcóticos, sedativos e opioides é uma realidade. Muitas vezes, os procedimentos são realizados com apenas metade da dose recomendada de sedativo, o que é angustiante”, lamentou Cans.
Enquanto isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução solicitando uma trégua humanitária em Gaza. O grupo Hamas relatou que cerca de 8 milhões de pessoas perderam suas vidas no território desde o início do conflito, no dia 7. Por outro lado, Israel faturou aproximadamente 1.400 vítimas. O governo israelense, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, reiterou que o país foi atacado por membros do Hamas no início do conflito.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.