1299 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O PL enfrenta uma crise interna, com vários de seus membros se desligando, após a aproximação de alguns filiados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva e disputas internas visando as eleições municipais de 2024. Segundo o jornal O Globo, cinco deputados federais já saíram ou estão em processo de desfiliação, e lideranças regionais também consideram abandonar o partido.
Ricardo Salles (PL-SP) é um dos nomes que busca desfiliação, após ter sua candidatura barrada por Valdemar Costa Neto, presidente da sigla. Salles tem planos de se juntar ao Patriota, que está em processo de fusão com o PTB. Magda Mofatto (Patriota-GO) já trilhou esse caminho, deixando o PL após desentendimentos com lideranças do partido em Goiás.
Cabo Gilberto (PL-PB) também está na lista de saídas, com planos de se juntar ao Patriotas. Ele e seu grupo político têm divergências com a candidatura de Marcelo Queiroga à prefeitura de João Pessoa e buscam criar uma alternativa bolsonarista na cidade.
Yury do Paredão (sem partido-CE) e João Maia (PP-RN) também abandonaram o PL recentemente. Yury causou desconforto na bancada bolsonarista ao demonstrar apoio ao governo Lula, enquanto Maia migrou para o PP após mudanças na liderança do PL em seu estado.
Além dos deputados federais, há desfiliações em nível local. No Rio, Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, trocou o PL pelo União Brasil. No Amazonas, Alfredo Menezes, próximo a Bolsonaro, considera mudar para Republicanos, PP ou Novo após desentendimentos internos. E na Bahia, a médica bolsonarista Raíssa Soares enfrenta atritos com João Roma, líder do PL no estado, e deve buscar outro partido em breve.
*Com informações de O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.