722 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista, deu um grande passo em direção à mobilidade urbana sustentável e inclusiva ao implementar a tarifa zero nos ônibus municipais a partir desta quarta-feira (1º). A medida, uma iniciativa do Executivo municipal, foi recebida com entusiasmo pela população e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal após apenas dois dias de tramitação.
Com essa política progressista, a prefeitura se compromete a investir cerca de R$ 2,9 milhões mensais em subsídios para a Viação Padre Eustáquio, a única operadora de ônibus na cidade, para garantir que a população possa se locomover gratuitamente. O valor do subsídio será ajustado mensalmente, baseado na utilização da frota, beneficiando em média 15 mil usuários diários.
Os cidadãos de São Caetano, em entrevista ao SPTV, expressaram sua satisfação com a iniciativa, destacando como a economia com as passagens está sendo convertida em outros benefícios essenciais, como alimentação. No entanto, o apresentador da Globo, Rodrigo Bocardi, demonstrou ceticismo em relação à medida, questionando a origem dos recursos e alertando para o fato de que "nada vem de graça".
Veja:
Muito bacana o relato de pessoas em São Caetano do Sul afirmando que, com a gratuidade, deixarão de ir a pé para o trabalho ou terão mais $ no bolso para, por exemplo, comprar alimentos. Bônus: Rodrigo Bocardi inconformado (“Tem que ver quem pagará por isso”) https://t.co/IcfjsY9aEA pic.twitter.com/6JyqaPTwz8
— Jeff Nascimento (@jnascim) November 1, 2023