1068 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Assembleia Geral da ONU, em uma decisão histórica, aprovou por 138 votos uma resolução que pede o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba. Este embargo, que dura mais de seis décadas, foi estabelecido durante a Guerra Fria pelo presidente John F. Kennedy. A resolução reitera princípios fundamentais como a igualdade dos Estados e a não intervenção em assuntos internos, além da liberdade de comércio e navegação internacional.
Apenas os EUA e Israel votaram contra o texto, enquanto a Ucrânia se absteve. Nos últimos anos, as sanções foram justificadas pelos EUA com base em alegadas violações de direitos humanos e o apoio de Havana ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela. Segundo um relatório do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, o bloqueio financeiro e comercial é incompatível com um sistema baseado no Estado de Direito.
Cuba enfrenta sua pior crise econômica em três décadas, com escassez de alimentos, remédios e combustíveis, além de enfrentar apagões diários. As autoridades cubanas estimam prejuízos econômicos de 154 bilhões de dólares devido ao embargo norte-americano.
Veja o painel de votação:

*Com informações da AFP e Carta Capital
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.