673 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Desejando mostrar força e soberania, o presidente russo Vladimir Putin assinou nesta quinta-feira (2) uma lei que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares pela Rússia, segundo a agência oficial russa TASS. O tratado de 1996, que proíbe todos os testes nucleares, nunca foi efetivado, já que potências como Estados Unidos e China nunca o ratificaram.
A Rússia assegura que não retomará os testes a menos que os EUA o façam e enfatiza que essa desratificação não altera sua postura nuclear nem a transparência sobre suas atividades nucleares. No entanto, especialistas ocidentais em controle de armas expressam preocupação com a possibilidade de a Rússia estar se preparando para um teste nuclear, visando intimidar e instaurar temor em meio ao conflito na Ucrânia, uma conjectura que as autoridades russas rejeitam.
Em 5 de outubro, Putin declarou que ainda não estava pronto para decidir se a Rússia deveria retomar os testes nucleares, apesar dos apelos de especialistas em segurança e legisladores russos para realizar um teste de bomba nuclear como um aviso ao Ocidente. Se essa medida for adotada, especialistas ocidentais temem que ela possa desencadear uma nova era de testes nucleares pelas grandes potências.
A promulgação da lei de desratificação por Putin foi divulgada em um site do governo. A decisão entrou em vigor imediatamente, após ser aprovada pelas duas câmaras do Parlamento russo.
Em contrapartida, a decisão da Rússia foi alvo de críticas severas por parte de Robert Floyd, chefe da Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares. Sua função é promover o reconhecimento do tratado e assegurar que nenhum teste nuclear passe despercebido. “A decisão de hoje da Federação Russa de revogar a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares é muito decepcionante e profundamente lamentável”, disse Floyd em sua conta do X (antigo Twitter).
“A decisão de hoje da Federação Russa de revogar a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares é muito decepcionante e profundamente lamentável”, disse Robert Floyd, que é chefe da Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares. Veja:
Today’s decision by the Russian Federation to revoke its ratification of the Comprehensive Nuclear-Test-Ban Treaty is very disappointing and deeply regrettable.
— Robert Floyd (@_RobFloyd) November 2, 2023