817 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em um ato que levanta sérias questões sobre transparência e integridade, o governo de Ronaldo Caiado (União-GO) foi acusado de ocultar informações e disseminar desinformação sobre os contratos firmados com a empresa israelense Cognyte. Esta empresa é proprietária do programa espião First Mile, que foi investigado pela Polícia Federal (PF) por supostamente ser usado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar críticos ou opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O governo de Goiás contratou a Cognyte (anteriormente conhecida como Suntech S/A) em 2020 por R$ 7,6 milhões através da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O contrato previa 10 mil acessos ao programa espião First Mile por um período de 24 meses a partir de junho de 2021. O First Mile permite o monitoramento em tempo real de indivíduos usando telefones celulares, uma prática que foi detectada em países como Mianmar e Sudão do Sul.
Após uma solicitação feita pela Agência Pública por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) para acessar a execução do contrato, incluindo as notas fiscais, o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Gustavo Corteza Ganga, classificou as informações como "reservadas" por 5 anos, impedindo assim o acesso público até 3 de outubro de 2028. Essa classificação foi feita no mesmo dia em que a demanda da reportagem foi respondida e não contou com a assinatura de uma autoridade ratificadora.
A Polícia Civil tentou desmentir as reportagens, alegando que as informações nunca foram sigilosas, já que os contratos e notas fiscais estão disponíveis no Portal da Transparência do Estado. No entanto, essa afirmação contradiz os documentos solicitados pela Agência Pública e a declaração de sigilo assinada pelo delegado-geral.
A reportagem do Brasil de Fato entrou em contato com a Polícia Civil de Goiás e com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, mas não obteve resposta até a publicação. A reportagem reforçou a solicitação de compartilhamento de todos os documentos ligados à contratação da empresa Cognyte, incluindo aqueles que não estão disponíveis no Portal da Transparência.
*Com informações do Brasil de Fato
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.