2778 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Ministério Público de Contas junto ao TCU solicitou nesta terça-feira, 19 de março, que o Partido Liberal (PL) seja incluído como réu em uma ação civil pública, que busca responsabilizá-los pelo pagamento de R$ 100 milhões devido ao seu envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. O subprocurador-geral Lucas Furtado também pede o bloqueio imediato de R$ 27 milhões do partido, evidenciando o uso da estrutura partidária em reuniões e planejamentos com o objetivo de subverter o resultado eleitoral em favor de Jair Bolsonaro, desafiando a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O documento enviado ao TCU aponta para a participação ativa do PL, utilizando recursos partidários que possivelmente financiaram ações direcionadas à desestabilização democrática, incluindo o envolvimento de militares conhecidos como "kids pretos" do Exército. Tal financiamento é investigado nas operações Lesa Pátria e Tempus Veritatis, focadas nos ataques de 8 de janeiro e na organização do golpe.
Lucas Furtado destaca a gravidade do uso de estruturas partidárias para facilitar crimes contra o Estado Democrático de Direito, caracterizando uma violação do princípio da moralidade administrativa e um desvio no uso de recursos públicos destinados a partidos políticos.
Além do pedido de bloqueio de recursos do PL, o MP de Contas também solicita que dirigentes do partido, incluindo Valdemar Costa Neto, tenham seus recursos bloqueados, reforçando a necessidade de informar órgãos como a AGU, a PGR, a PF, e o STF sobre esta medida.
Essa ação evidencia o entendimento de que o PL e sua cúpula tiveram um papel consciente nas tentativas de golpe, utilizando sua influência para propagar narrativas falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro, com intuito de deslegitimar o processo democrático e incitar a violência.
Com informações do Correio Braziliense
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.