959 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Brasil registrou um avanço em liberdade de expressão após a saída de Jair Bolsonaro da Presidência e a volta de Luiz Inácio Lula da Silva ao poder. O Global Expression Report 2024, divulgado pela Artigo 19, revelou que o Brasil subiu da 87ª para a 35ª posição, indo de "restrito" a "aberto". O relatório, que avaliou 161 países, destacou que o Brasil obteve 81 pontos em uma escala de 0 a 100, mostrando melhorias significativas em 17 dos 25 indicadores usados para a avaliação.
A melhora foi evidente nas áreas de participação de organizações da sociedade civil, liberdade de publicação de conteúdo político, monitoramento governamental da internet, transparência das leis, violência política e liberdade religiosa e acadêmica. Paulo José Lara, co-diretor da Artigo 19 no Brasil, atribuiu o progresso à saída de Bolsonaro, cujo governo foi marcado por ataques a jornalistas e cientistas. Segundo Lara, a administração Lula trouxe uma normalização institucional que beneficiou a liberdade de expressão.
Mesmo com o avanço, o governo Lula enfrenta críticas da oposição, que acusa de cerceamento de discurso ao investigar fake news relacionadas à tragédia no Rio Grande do Sul. Além disso, decisões do STF e do TSE sobre liberdade de expressão também foram alvo de controvérsias, especialmente por figuras como Elon Musk, incluído no inquérito das milícias digitais, por críticas ao ministro Alexandre de Moraes.
Agora, o Brasil ocupa a sexta posição nas Américas em liberdade de expressão, atrás de Canadá, Argentina, Estados Unidos, Chile e Jamaica. Globalmente, Dinamarca, Suécia, Suíça, Bélgica, Estônia e Noruega lideram o ranking, enquanto a Coreia do Norte está na última posição. A Índia também teve uma queda significativa, entrando na categoria "em crise", o que fez com que mais da metade da população mundial viva em países com severas restrições à liberdade de expressão.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.