970 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Internautas estão exigindo a responsabilização do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), após a revelação de documentos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Esses documentos mostram que a prefeitura foi alertada sobre o risco de inundações em diversos bairros da cidade, incluindo Centro, Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), que prometeu entregar a documentação ao Ministério Público e incentivar investigações em outros órgãos de controle e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Nas redes sociais, como Instagram e X, muitos perfis comentaram na publicação do deputado pedindo o impeachment de Melo por crime de responsabilidade. Um dos internautas citou o Artigo 4º do Decreto Lei Nº 201-67, que inclui a omissão e negligência na defesa de bens e interesses do município entre as infrações político-administrativas passíveis de impeachment.
Os documentos revelam que engenheiros apontaram a necessidade de reparos urgentes nas casas de bomba que fazem parte do sistema anti-enchentes de Porto Alegre, após fortes chuvas em novembro de 2023. Esses reparos eram essenciais para evitar o alagamento da área central da cidade, incluindo a região entre a Usina do Gasômetro e a Rodoviária, que foram severamente afetadas pelas enchentes de maio deste ano. Segundo Matheus Gomes, os processos detalham a inoperância da gestão de Sebastião Melo com mais de 100 páginas de evidências.
DENÚNCIA ??
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) May 20, 2024
Tive acesso a documentos do DMAE que mostram como a prefeitura de Sebastião Melo foi alertada sobre os riscos de inundações no Centro, Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi.
Agora temos as evidências do que já era especulado: a negligência causou a tragédia!
?? pic.twitter.com/j4KV6ByaGA