405 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Ao menos 222 das 497 cidades do Rio Grande do Sul ainda enfrentam falta de energia elétrica nesta quarta-feira (22) devido às chuvas e enchentes que atingem o estado desde 29 de abril. Segundo a Aneel, as concessionárias RGE, CEEE Equatorial, Certel e Certaja registram interrupções no fornecimento.
A RGE informa que 89,5 mil clientes, ou 2,9% do total, estão sem energia, principalmente em áreas alagadas ou de difícil acesso. As regiões mais afetadas incluem a área metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo. A empresa alerta para que a população mantenha distância de fios partidos e galhos sobre a rede elétrica.
A CEEE Equatorial afirma que 71.103 clientes, ou 3,8% do total, continuam sem energia, com 67 mil pontos desligados por segurança a pedido da Defesa Civil, Bombeiros e prefeituras. Em Porto Alegre, 46 mil clientes estão sem energia, dos quais 44 mil por motivos de segurança.
A Certaja, que atende 30 mil clientes em 20 municípios, relata que oito cidades estão sem energia. A empresa só vai religar a energia após inspeções técnicas para evitar acidentes. A Certel, com menos de 80 associados sem energia, trabalha para restabelecer o fornecimento em cidades como Arroio do Meio, Boqueirão do Leão e Travesseiro.
As enchentes no estado já causaram 161 mortes e há 82 pessoas desaparecidas. Mesmo após 20 dias, algumas cidades continuam alagadas e enfrentam cenários de destruição.
Em relação aos serviços de telefonia e internet, a Vivo ainda enfrenta problemas em Muçum, Travesseiro e Arroio do Meio, mas garante cobertura através de roaming com outras operadoras. Tim e Claro afirmam que os serviços já foram restabelecidos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.