548 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O empresário João Camargo, presidente do conselho da Esfera Brasil, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é hoje o favorito para vencer as eleições de 2026. Em entrevista à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, Camargo avaliou que a centro-direita segue desorganizada, o que consolida a vantagem de Lula.
“O cenário hoje é: Lula ganha. A direita está fragmentada. A principal oposição do Tarcísio é o Eduardo Bolsonaro. Se o centro-direita não se reorganizar, a eleição de Lula está premeditada”, disse o empresário.
Camargo reconheceu que há nomes fortes na oposição — Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema —, mas afirmou que a falta de consenso e de projeto conjunto impede qualquer reação consistente. “Não estou vendo uma luz no fim do túnel”, resumiu.
O empresário também avaliou que Lula acertou ao retirar cargos de aliados infiéis do Centrão. Para ele, o presidente “demorou a agir, mas fez o que precisava ser feito”: “Não se pode governar dando espaço para quem vota contra o governo”, afirmou, elogiando a decisão recente do Planalto de priorizar parlamentares leais.
Em outro ponto, Camargo cobrou maior agilidade diplomática do Itamaraty nas negociações com o governo de Donald Trump, afirmando que o Brasil demorou a se aproximar da Casa Branca. Ainda assim, elogiou a retomada da parceria entre Lula e Trump, dizendo que “Washington não quer entregar o Brasil à China” e tende a reforçar os laços com Brasília.
Sobre as sanções e o tarifaço dos EUA, o empresário acredita que Trump deve recuar nas tarifas impostas ao Brasil, mas manter restrições a certas autoridades. “Lula vai mostrar a ele que as sanções ao STF são injustas — e acredito que vai conseguir”, concluiu.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.