O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a desafiar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Estado de Direito ao afirmar que não será preso mesmo que seja condenado pelo ministro Alexandre de Moraes. O filho do ex-presidente, que responde por coação no curso de processo, afirmou nas redes sociais que “jamais iria para a cadeia”, ironizando a Justiça brasileira e minimizando o crime pelo qual é acusado.
Em publicação no X (antigo Twitter), o “Bananinha” afirmou que, como é réu primário, a pena máxima prevista para o crime de coação — quatro anos — seria automaticamente substituída por sanções alternativas, como pagamento de cestas básicas. “Ainda que eu seja condenado nesta várzea que chamam de Justiça, eu jamais iria para a cadeia”, escreveu, em tom de escárnio.
Assista ao vídeo:
-Muito engraçado comentar a prisão de um deputado inocente
-Líder do PT pede prisão de colega parlamentar e Moraes não rejeita, manda para PGR se manifestar
Ainda que eu seja condenado nesta várzea que chamam de justiça, eu - PELA LEI - jamais iria para a cadeia, pois sou… pic.twitter.com/YmYci9LK4d
A resposta de um internauta mostra como Eduardo está enganado e só pretende disfarçar seu desespero e enganar seus seguidores:
Eduardo é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentar interferir em processos que envolvem Jair Bolsonaro, articulando, nos Estados Unidos, pressões diplomáticas contra ministros do STF. A denúncia afirma que ele pediu sanções contra autoridades brasileiras, inclusive Alexandre de Moraes, utilizando a chamada Lei Magnitsky — um movimento classificado por juristas como ato de sabotagem à soberania nacional.
As investigações apontam que Eduardo buscou apoio dentro do governo Donald Trump para constranger o Judiciário brasileiro e influenciar o julgamento do pai, condenado por tentativa de golpe de Estado. Caso seja declarado culpado, o deputado poderá ser considerado inelegível, o que o afastaria da corrida presidencial de 2026.
Vivendo confortavelmente nos Estados Unidos desde fevereiro, o parlamentar segue desafiando a Justiça e atacando o STF, na tentativa de manter viva a retórica golpista do bolsonarismo. O desprezo aberto pelas instituições mostra o padrão de conduta de quem se vê acima da lei — o mesmo que levou o país ao caos durante o governo de Jair Bolsonaro.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.