1895 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Civil da Bahia deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Primus, que desmantelou um esquema bilionário de adulteração e lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo as investigações, o grupo controlava cerca de 200 postos de combustíveis no estado, usados como fachada para movimentar recursos ilícitos.
Mais de 170 policiais civis participaram da ação, que também teve diligências em São Paulo e no Rio de Janeiro, com foco em empresas e pessoas envolvidas na rede criminosa. A estrutura criada pelo grupo incluía empresas de fachada e laranjas, responsáveis por mascarar a origem do dinheiro e dar aparência de legalidade às operações.
O Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) destacou que o esquema tinha “dimensão financeira expressiva” e movimentava valores de proporções bilionárias. A Justiça determinou o bloqueio de bens avaliados em R$ 6,5 bilhões, fruto das atividades criminosas.
A operação também contou com apoio da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que auxiliaram na identificação das fraudes fiscais e no rastreamento da adulteração dos combustíveis. O objetivo é reforçar a fiscalização do setor, considerado estratégico para a economia do país.
As investigações continuam para identificar outros integrantes da quadrilha e o destino dos lucros obtidos com o esquema, que, segundo os investigadores, pode ter financiado operações do PCC em outros estados.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.