2016 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve nesta quinta-feira (16) na Casa Branca, em Washington, para uma reunião de mais de uma hora com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O encontro, realizado a portas fechadas, marca um novo passo na tentativa de reaproximação entre os governos Lula e Trump, após semanas de tensão comercial provocadas pelo tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.
A reunião ocorreu logo após o telefonema entre Lula e Trump, e foi vista como uma continuidade das tratativas para reduzir as sobretaxas impostas por Washington. Durante cerca de 15 minutos, os dois ministros conversaram a sós, e depois seguiram acompanhados de assessores. Ao retornar à embaixada brasileira, Vieira foi discreto, mas a expectativa é de que conceda entrevista à imprensa ainda nesta quinta.
O objetivo do governo brasileiro é reverter as tarifas sobre o maior número possível de produtos, preservando exportações estratégicas e setores produtivos. Já os EUA devem usar o diálogo para negociar contrapartidas políticas, especialmente em temas de interesse de Trump, como a moeda do Brics — projeto que o presidente norte-americano deseja ver abandonado — e questões envolvendo Venezuela e Cuba.
Trump chegou a sugerir, em reunião com o argentino Javier Milei, que a suspensão do tarifaço poderia ser condicionada ao afastamento do Brasil da ideia de criar uma moeda comum entre os países do Brics, bloco que reúne 11 nações do Sul Global, incluindo China, Rússia e Índia. O tema, embora caro a Lula em sua política de integração internacional, deve ser deixado de lado por pragmatismo diplomático, segundo assessores do Planalto.
O Itamaraty aposta em uma solução econômica negociada, preservando o diálogo político e evitando confrontos ideológicos com os EUA. A meta é reestabelecer um canal direto entre Lula e Trump, que permita destravar as exportações brasileiras e consolidar a imagem do Brasil como potência do Sul Global capaz de dialogar com todas as grandes forças internacionais.
O sucesso do encontro está sendo comemorado nas redes:
URGENTE: a reunião entre o governo Lula e o governo Trump foi ótima. Mauro Vieira e Marco Rubio saíram felizes e o Eduardo Bolsonaro deve estar chorando debaixo da cama.pic.twitter.com/7tYxsnxK6Y
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) October 16, 2025