O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o golpista Paulo Figueiredo tentaram tumultuar o ambiente diplomático brasileiro nos Estados Unidos, mas acabaram passando vergonha. Segundo a jornalista Maria Cristina Fernandes, os dois foram praticamente expulsos do Departamento de Estado, em Washington, ao tentarem se infiltrar antes da reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado americano Marco Rubio.
“O relato que se tem é que os dois chegaram lá e foi uma passagem fugidia, porque disseram para eles: ‘Olha, mudou a agenda, mudaram as prioridades. Por causa da China, a gente está precisando do Brasil’. E puseram os dois para correr”, relatou a jornalista no Central GloboNews. A dupla não conseguiu sequer ser recebida por Rubio.
. @mcfernandes conta que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e o blogueiro Paulo Figueiredo “tentaram melar o encontro do (ministro das Relações Exteriores) Mauro Vieira (com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio) naquela ida ao Departamento de Estado, ontem… pic.twitter.com/tBmywUYyJx
Horas depois, Eduardo Bolsonaro, o “Bananinha”, tentou disfarçar o constrangimento nas redes sociais e publicou um vídeo atacando o governo Lula e tentando minimizar o conteúdo da reunião oficial. No vídeo, ele afirmou — sem provas — que “o Brasil não conseguiu nada” com os Estados Unidos, numa tentativa frustrada de criar narrativa contra o sucesso diplomático do governo.
A verdade, porém, é que o encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio foi considerado altamente positivo por ambos os lados. As equipes concordaram em fortalecer a cooperação econômica e iniciar tratativas para um futuro encontro entre Lula e Donald Trump, o que demonstra o peso diplomático do Brasil sob a nova gestão petista.
Um comunicado oficial sobre o encontro foi divulgado :
Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível
O Itamaraty classificou a reunião como “produtiva e construtiva”, ressaltando que foi dado um passo importante na reconstrução das relações bilaterais, rompidas durante o período de submissão bolsonarista. O governo americano também destacou a intenção de ampliar as discussões comerciais e estratégicas com o Brasil — prova de que a diplomacia de Lula recolocou o país no centro das decisões globais.
Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro segue isolado, desacreditado e sem espaço até mesmo nos círculos conservadores que antes o bajulavam. A tentativa de tumultuar a agenda oficial brasileira terminou em mais um vexame internacional da família Bolsonaro.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.