STF decide que transporte se mantenha normal no domingo, mas rejeita gratuidade onde já não exista

Portal Plantão Brasil
30/9/2022 13:25

STF decide que transporte se mantenha normal no domingo, mas rejeita gratuidade onde já não exista

0 0 0 0

538 visitas - Fonte: DCM

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou que o transporte público deve ser mantido normalmente durante o primeiro turno das eleições neste domino domingo (2). No entanto, o ministro rejeitou a gratuidade do serviço. Com informações do G1.


Na decisão, Barroso proíbe que os municípios que já ofereciam o serviço gratuitamente, aos domingos ou no dia das eleições interrompam a gratuidade.

“Da mesma forma, é exigível dos gestores de sistemas de transporte público de passageiros que mantenham o seu funcionamento em níveis normais, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores de suas residências até as seções eleitorais. O Poder Público tem o dever de propiciar condições para o exercício das obrigações impostas aos brasileiros pela Constituição. A eventual redução na oferta normal do serviço de transporte público, de forma deliberada ou não, importa em grave violação aos direitos políticos dos cidadãos”, escreveu.


De acordo com o ministro, não há razão para que municípios que, nas últimas eleições, já ofereciam gratuidade no dia do pleito interrompam essa prática: “Representaria grave retrocesso social afastar a aplicação de um mecanismo de garantia da plenitude da soberania popular justamente quando o custo do transporte se impõe mais gravemente à população como um obstáculo ao voto”.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians